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Está
nascendo o primeiro caminhão de carga elétrico do mundo. Já tem carro, ônibus,
equipamentos, mas caminhão de carga movido a eletricidade o primeiro é o AEOS
(Eios), cujo protótipo foi apresentado numa conferência internacional em
Columbus, nos EUA.
Estava
mais do que na hora da tecnologia elétrica produzir um caminhão de carga. Mas o
curioso é que o veículo foi criado pela Cummins, que é o maior fabricante
independente de motores a diesel do mundo. Está em mais de 190 paises e no
Brasil, fornece motor a diesel pra Ford, Agrale, Volkswagen-MAN, para
equipamentos agrícolas e também os setores marítimo e construção civil.
Na
busca por sustentabilidade, o mais tradicional fabricante de motor a diesel
parte para a eletrificação da produção.
O
AEOS (Eios) é 100% elétrico, é um cavalo mecânico 4X 2 com peso bruto total de
33,7 toneladas com capacidade para 20 toneladas de carga. E tem autonomia de
482 quilômetros com uma única carga na bateria.
O
caminhão elétrico começa a ser vendido em 2019, quando a Cummins completa 100
anos.
A
empresa tem outro programa de motorização de autonomia estendida (híbrido), que
é um pouco diferente. O caminhão tem um motor a combustão que carrega a bateria
central. Esta sim é que move o caminhão. Esse modelo chega ao mercado em 2020.
A
novidade foi apresentada em São Paulo, quando a empresa detalhou as novidades
que vai mostrar na Fenatran, feira de Transportes que começa dia 16 e vai até
dia 20 de outubro em São Paulo.
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