Quando, em 1886, Gottlieb Daimler
e Carl Benz apresentaram ao mundo os primeiros veículos movidos por motores de
combustão interna, o mundo assistiu uma autêntica revolução na história dos
transportes.
As ferrovias, já com cerca de
meio século de existência, dominavam a cena do transporte de carga a médias e
longas distâncias. Para as distribuições no varejo, a partir das estações,
recorria-se aos veículos de tração animal. Uma estrutura já consolidada aos
padrões e necessidades da época. Onde todos viam uma estagnação, eles viram uma
oportunidade. Nasceu então, o transporte de carga e o caminhão. Prático,
eficiente e inovador.
Nova era nos transportes de carga
Como uma previsível evolução dos
primeiros veículos motorizados e como natural decorrência do forte espírito
empreendedor dos pioneiros Daimler e Benz, o primeiro caminhão do mundo, da
Daimler-Motoren-Gesellschaft, começou a percorrer as ruas de Cannstatt, na
Alemanha, em 1896. Um veículo singelo e algo rudimentar, aos olhos de hoje,
definido como caminhão apenas pelo objetivo e transportar carga e não pessoas.
Não possuía cabina, como a conhecemos; havia apenas um largo assento para o motorista.
Aros de ferro cobriam as rodas. O motor de dois cilindros, a gasolina, ficava
na traseira. A capacidade de carga útil chegava a 1,5 tonelada. Um caminhão
"capaz até de dar marcha à ré" segundo noticiário da época.
No mesmo ano, coincidentemente, Karl
Benz apresentou uma furgoneta com capacidade de carga útil de 0,3 tonelada. O
advento do caminhão constituiu, de início, uma vitória pessoal daqueles que
enfrentaram riscos sucessivos até obter resultados satisfatórios e, sobretudo,
acreditaram na forca das ideias. Mesmo assim, quase uma década transcorreu até
que o caminhão superasse as naturais resistências ao que é novo e vencesse a
forte concorrência do transporte ferroviário.
A arte de comerciar, uma das
grandes paixões humanas, move-se pelo espírito pragmático. E ela,
historicamente, elegeu o caminhão como o meio de transporte ideal, com
vantagens em termos de flexibilidade operacional, rentabilidade, economia de
tempo e custos relativamente baixos de manutenção.
O caminhão evolui permanentemente
Benz 5K3 - o primeiro caminhão diesel do mundo |
Daimler pouco pôde acompanhar da
evolução de seu invento. Faleceu em 1900. Na fábrica que fundou e na de Karl
Benz, no entanto, o caminhão continua exigindo permanentemente novas soluções
tecnológicas. Aprimora-se tudo: o motor, a caixa de mudanças, os eixos, a
direção, os freios...
Conforto, segurança e
rentabilidade costumam andar juntos; nos primeiros anos do caminhão, o conceito
se consagra. E o motorista vai deixando de trabalhar a céu aberto: configura-se
cada vez mais o desenho da cabina. Em 1923, surge o Benz 5K3, o primeiro
caminhão diesel do mundo, com motor de 50 cv a 1.000 rpm e capacidade de carga
útil de 5,5 toneladas: uma etapa particularmente importante na evolução
histórica do produto. A partir dali, o motor diesel firmou-se como o mais adequado
para veículos comerciais, por suas características de alto rendimento
termodinâmico e robustez.
No Brasil, uma nova etapa
O primeiro caminhão Mercedes-
Benz fabricado no Brasil surge em 1956, marcando o início efetivo de produção
da fábrica de São Bernardo do Campo. Era o L-312, apelidado de torpedo devido à
forma característica do cofre do motor. Um herdeiro da longa tradição de
qualidade do nome Mercedes-Benz.
L-312 - Torpedo |
A evolução não para. Dos leves
aos extrapesados, a Mercedes-Benz disponibiliza para o mercado a mais completa
linha de veículos comerciais.
No Brasil e no mundo, o caminhão
firma-se como o meio de transporte de carga por excelência. Versátil,
adaptam-se com facilidade às características peculiares do transporte urbano,
possibilitando serviços de entrega porta a porta; nos longos trajetos, atende
às expectativas quanto à rapidez. Sobretudo, não escolhe destino. Atuando
muitas vezes como o extenso braço do comércio, atinge pontos distantes do País.
Ou do planeta. Um longo futuro aguarda o caminhão, tal qual o conhecemos.
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