Em matéria de potencia, temos
perdido pouco para os caminhões lá fora. Veja a lista dos mais potentes do país, todos com mais de 500 cavalos.
7 – DAF XF105 – 510cv
Nova de
Brasil, já que chegou apenas em 2013, a montadora holandesa já está presente na
lista dos mais potentes com o seu XF105, que chega a 510 cavalos. O caminhão
pode vir nas versões manual e automatizada e com câmbios de 16 velocidades.
6 – Volvo FH – 540cv
A
montadora que tem história no Brasil produz caminhões para diversos seguimentos
e com diversas potencias, dentre eles o Volvo FH, com motorização de 420 a 540
cavalos, caixa automatizada I-shift ou transmissão manual e vários modelos de
cabine.
5 – Iveco Hi-Way – 560cv
A marca
italiana também tem modelos de todos os tamanhos, mas sua versão mais potente é
o Hi-Way 6×2 ou 6×4. O caminhão tem entre 440 e 560 cv e seu torque chega a
2.500Nm. Está disponível com caixa de câmbio manual ou automatizada.
4 – Scania R560 – 560 cv
A sueca
sempre figura entre as listas de caminhões mais pesados do mundo, até porque
seu foco é esse e ela não está presente em segmentos leves. Com o R560, a marca
chega a uma capacidade de tração de 78ton a um torque máximo de 2700Nm. O
veículo vem equipado com a caixa de câmbio Opticruise de 14 velocidades.
3 – Mercedes-Benz Actros 4160 SLT – 600cv
A
Mercedes-Benz lançou esse 8×8 na última Fenatran. Idealizado para o transporte especial
extrapesado, ele tem poder de arraste de até 500ton e torque de 2800Nm. Possui
ainda caixa de câmbio PowerShift automatizada de 16 manchas. O caminhão é
fabricado na Alemanha.
2 – Scania R620 – 620cv
É o
caminhão mais potente fabricado no Brasil, com 620cv e torque de 3000Nm. Ele,
assim como o R560, conta com a caixa de câmbio Opticruise de 14 velocidades. Na
Suécia a marca possui um modelo ainda mais potente, o R730.
1 – Volvo FH16 – 750cv
O
caminhão mais potente do mundo é fabricado na matriz da Volvo, na Suécia, mas
está disponível no mercado brasileiro desde 2013. Com 750 cv de potência e
torque de 3550Nm, ele é destinado ao transporte de cargas super pesadas
indivisíveis. Disponível apenas com caixa de câmbio I-Shift, ele parece bruto
por fora, mas é cheio de conforto por dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário